Cinebiografia do cantor Ney Matogrosso fecha Festival de Cinema Brasileiro de Paris após sucesso no Brasil

O longa “Homem com H”, cinebiografia que homenageia o cantor Ney Matogrosso, fechou a programação do Festival Internacional de Cinema Brasileiro em Paris nesta ultima terça-feira (6), depois de uma estreia de enorme sucesso em 1° de maio no circuito nacional. Mais do que um retrato de um ícone da MPB, o filme dirigido por Esmir Filho investiga as brechas poéticas entre ficção e realidade, reativando a memória afetiva do repertório de um dos maiores intérpretes do cancioneiro do Brasil.

Segundo o diretor O diretor Esmir Filho conta que uma das primeiras etapas do processo de escrita e realização do filme foi ouvir toda a discografia de Ney Matogrosso em ordem cronológica. Segundo o realizador, esse mergulho sonoro funcionou como uma espécie de ativação das memórias afetivas ligadas à obra do artista. A partir dessa imersão, surgiu a necessidade de fazer escolhas dentro do vasto universo que Ney representa.
Esmir Filho afirmou que o desafio foi justamente selecionar, entre tantas fases e personagens que compõem esse “panteão” musical e performático, os elementos que melhor traduzissem a essência de Ney Matogrosso para a linguagem cinematográfica.