Nando Reis diz não ter perdido criatividade após deixar de usar drogas
Nando Reis afirmou, nesta terça-feira (23), que não perdeu a criatividade para compor músicas após ter deixado de usar álcool e outras drogas. O paulistano declarou estar sóbrio há quase sete anos.
A fala do artista foi feita durante a coletiva de imprensa que marcou o lançamento de “Uma Estrela Misteriosa”, álbum triplo acompanhado por disco bônus, compostos apenas por músicas inéditas. Na entrevista, Nando Reis disse que as drogas tinham, para ele, a função de diminuir sua autocrítica, que, segundo ele, é grande o suficiente para dificultar o processo criativo da composição.
“Álcool, drogas, eles não tem nada a ver com criatividade. Eu usei para me desinibir, porque a essa minha autocrítica é muito severa e, muitas vezes, paralisante”, confessou o cantor . “Nunca publiquei nada que eu não tivesse checado duas, três, quatro, cinco vezes sóbrio porque é fácil se iludir.”
Ele celebrou os sete anos de sobriedade, o que considerou uma conquista, e o consequente ganho de vitalidade.
“Tenho uma vitalidade muito maior e, evidentemente, um cérebro preservado à custa de sorte”, brincou. “Vivi com isso muito intensamente, por muitos anos, quase 40 anos. É uma conquista.”